A Harmonia das Cores no Processo Organizativo
Saiba como utilizar as cores para criar harmonia no seu espaço.

Criar um espaço esteticamente agradável é um fator motivador para a manutenção das soluções de organização encontradas.

A harmonização cromática é mais um fator que valoriza o espaço; cria fluidez, é agradável aos olhos, facilita a visualização dos itens e permite mais facilmente visualizar looks.

Na harmonia cromática, cores mais claras tendem a criar ambientes mais leves e amplos e cores mais escuras ambientes mais intimistas e aconchegantes.

Existem várias possibilidades para criar harmonia cromática; dependendo do gosto pessoal, mas também do espaço e dos itens a organizar.

Do Claro para o Escuro

Branco - Bege - Amarelo - Laranja - Vermelho - Roxo - Verde - Azul - Castanho - Cinzento - Preto

Particularmente útil na organização de espaços que têm um vasto leque de cores, nomeadamente a maioria dos espaços de organização de roupa.

Círculo Cromático

Vermelho - Laranja - Amarelo - Verde - Azul - Violeta

Altamente intuitivo, cria suavidade visual – obriga a decidir onde colocar as cores que não fazem parte do círculo, para manter esta suavidade.

Combinação Monocromática

Partindo de uma cor base, utilizam-se cores da mesma tonalidade, mas com intensidades diferentes. Para se obterem melhores resultados devem utilizar-se pequenos apontamentos da cor oposta.

Combinação Adjacente

Este esquema utiliza duas cores seguidas do círculo cromático. Para obter melhores resultados deve usar-se uma cor dominante e a outra de modo mais subtil. Podem utilizar-se apontamentos da cor oposta.

Combinação Complementar ou Oposta

Selecionam-se cores opostas do círculo cromático. Cria-se obviamente um efeito semelhante ao conseguido no monocromático.

Combinação tripla (tríade/ triângulo) e Tétrade

Neste caso combinam-se respetivamente três ou quatro cores equidistantes do círculo cromático. Deve também nestes casos utilizar uma cor dominante.

Tendencialmente, nestes casos, criam-se ambientes mais intensos e energéticos pois acabamos sempre por ter, neste esquema, uma cor quente (vermelho, amarelo, laranja).

Como facilmente se consegue perceber, as diferenças entre as várias soluções de combinação no círculo cromático, acabam muitas vezes por ser bastante subtis e entrelaçam-se umas nas outras.

 Também a este nível, cada projeto é único e devemos adaptar as soluções ao cliente, ao espaço e aos itens.

Ana Gueifão Lopes