Desmontar 1 casa/ Fechar 1 ciclo

Ao longo da vida, muitos de nós deparamo-nos com a necessidade de vagar uma casa; seja por uma simples mudança de casa (não sendo este o objeto do presente artigo) ou pelos mais variados processos de rutura e fechar de determinado ciclo de vida; este é um processo extremamente trabalhoso e frequentemente também muito emotivo e por isso muitas vezes adiado mês após mês, traduzindo-se frequentemente em percas monetárias de grande vulto.

Durante este processo o Organizador Profissional utiliza ferramentas de organização que o diferencia dos demais e que se traduzem num trabalho dinâmico, funcional e fluído.

O processo organizativo tem neste caso particularidades e dinâmicas que o diferenciam dos restantes processos de organização. Neste caso não estamos a organizar uma casa ou parte dela mas a desmontar uma casa de forma organizada.

Embora, como sempre referimos, cada projeto seja único e por isso, adaptado à pessoa, ao espaço e aos itens, o processo de vagar uma casa deve obedecer a um plano comum:

  • Retirar da casa tudo aquilo que se pretende herdar e guardar para o próprio, familiares ou amigos - sejam móveis, roupas, livros, loiças ou quaisquer outros itens - promover os contactos necessários.
  • Eliminar tudo aquilo que é para descartar e que naturalmente se acumula numa casa ao longo dos anos (lixo).
  • Organizar os itens que eventualmente sejam vendáveis (normalmente incluem-se aqui as antiguidades) - promover os contactos.
  • Organizar por categorias os itens que se pretendem doar - promover os contactos.

Se for caso disso, nesta fase promovem-se os contactos para efetuar obras.

Independentemente da finalidade a dar ao imóvel, segue-se uma limpeza profunda.

Se for o caso, segue-se a promoção do arrendamento ou venda.