Arrumar ou Organizar?
Saiba a diferença

Conceitos utilizados muitas vezes como sinónimos, mas com fatores essenciais bem diferenciadores.

Arrumar consiste em guardar sem critério, organizar implica criar funcionalidade, implica encontrar um local para cada coisa e saber onde cada coisa está, no processo organizativo a arrumação é feita com critério e os diferentes itens são facilmente encontrados pois estão devidamente categorizados e identificados.

O conceito de organização está diretamente associado ao conceito de ordem e de harmonia. O processo organizativo traz um bem estar acrescido sobre a arrumação pois existe ordem nos itens que estão visíveis mas também nos que estão em espaços fechados. Quando abrimos uma gaveta, um armário ou um roupeiro, os espaços também estão funcionais e esteticamente agradáveis, este facto traz um bem estar suplementar.

O processo de organização carece de manutenção e por isso se torna tão importante associar a vertente estética já que um espaço bonito cria compromisso.

Associar a beleza à funcionalidade é valorizar a organização. 

Pelo exposto se percebe que as pessoas arrumadas não são obrigatoriamente organizadas e que quer umas, quer outras podem ser emocionalmente apegadas e terem dificuldade em destralhar.

A distinção dos dois conceitos e a tendência de muitos a acumular itens explica os benefícios de todos conhecermos técnicas organizativas e de desapego.